O que é Abuso?

Home / O que é Abuso?

O que é abuso sexual infantil?

O abuso sexual infantil é uma forma de violência devastadora, pois muitas vezes ocorre em conjunto com outras violações dos direitos da criança e do adolescente, tais como o abuso psicológico, a agressão física, negligência, humilhação e até mesmo o atentado contra a vida, saúde e integridade das vítimas.

Quando ocorre, independentemente da frequência, pode deixar sequelas por muito tempo no desenvolvimento físico e emocional de quem é atingido, comprometendo sua vida e interação social em mais de um aspecto.

Existem duas principais formas de violência sexual, sendo uma delas o abuso sexual, e a segunda a exploração sexual de menores, com finalidades de ganho financeiro.

É possível entender o abuso sexual infantil como qualquer ato ou relação sexual que busque estimular ou entrar em contato com a sexualidade da criança ou adolescente, para estímulo, prazer ou satisfação sexual de adultos.

Para ser considerado abuso sexual infantil, no entanto, não é preciso existir somente o contato físico ou a relação sexual em si: carícias inadequadas, chamadas telefônicas obscenas, mensagens de texto, imagens ou interação digital sexualizada, expor-se a uma criança ou adolescente, relação ou estimulação sexual ou qualquer outra conduta sexual prejudicial ao bem-estar mental, emocional ou físico de uma criança, são consideradas abuso, portanto, crimes previstos em Lei.

Também no entendimento legal, não é considerada válida nenhuma forma de consentimento entre as partes nestes casos, pois tratam-se de menores de idade, sendo o adulto, em sua função de proteger e impedir situações deste tipo, sempre o responsável pelo crime.

As dinâmicas que cercam o abuso sexual infantil muitas vezes são complexas, pois envolvem relações de poder, autoridade e até manipulação por parte de adultos; o que faz, muitas vezes, com que este tipo de violência permaneça oculto e em segredo, de forma que a própria criança é impedida ou não consegue expor e denunciar o fato.

Por isso, toda informação que esclareça a sociedade e todos os grupos de convívio mais próximo das crianças a este respeito é de extrema utilidade para que os casos de abuso sejam identificados, e que a infância e adolescência seja amparada da melhor forma possível nestas ocasiões.

Abuso sexual é crime, denuncie! Disque 100. A ligação é gratuita e anônima. Se preferir, denuncie no Conselho Tutelar ou nas delegacias da sua cidade.