Falar sobre violência
sexual não deveria ser
mais necessário...

Mas ainda é!

Falar sobre violência
sexual não deveria ser
mais necessário... Mas ainda é!

A violência sexual ainda é uma realidade para milhares de crianças e adolescentes!

Em 74,89% das denúncias de violência sexual, as vítimas são crianças e adolescentes, o que representa mais de 55 casos por dia. Infelizmente, a violação pode estar mais próxima do que você imagina e acontecer em qualquer situação: durante um passeio no parque, um treino de futebol, uma viagem em família… durante uma simples brincadeira de boneca.

Este ano, a campanha #PODESERABUSO traz a reflexão sobre situações que deveriam ser cotidianas e até divertidas para as crianças, mas acabam se tornando um pesadelo que, muitas vezes, gera marcas para a vida toda. Para isso, a iniciativa mobiliza a sociedade para o tema e alerta sobre os sinais que podem indicar possíveis casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, para que assim todos possam denunciar a violação.

Falar sobre violência sexual não deveria ser mais necessário, mas ainda é! Faça parte da campanha e ajude a mudar esta realidade.

Fontes: Ministério da Saúde e Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

A Fundação Abrinq vai investir mais de 5 MILHÕES DE REAIS em organizações da sociedade civil

Com o objetivo de fortalecer as organizações que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e potencializar iniciativas voltadas ao enfrentamento e à prevenção da violência doméstica e sexual, a Fundação Abrinq lançou, no dia 18 de maio, um novo edital para que instituições de todo o Brasil possam concorrer ao seu apoio técnico e financeiro.

Serão mais de R$ 5 milhões investidos em 30 organizações para que consigam melhorar o atendimento direcionado à crianças e adolescentes. Não perca!

Veja os marcos da #PODESERABUSO

A campanha #PODESERABUSO completa cinco anos, mas isso não é um motivo para comemorar. A iniciativa surgiu em 2018 com o objetivo de mobilizar a sociedade para o triste cenário da violência sexual contra crianças e adolescentes e desde então já produziu inúmeros materiais de conscientização e sensibilização. Conheça os principais marcos desde a sua criação.
2018
Sinais da violação
2019
Consequências do abuso
2020
Histórias de crianças que sofreram a violência
2021
Manual sobre como proteger as crianças
2022
O pesadelo de quem vivencia o abuso sexual

Contos da meninada

O Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS), parceiro da Fundação Abrinq, lançou a cartilha Contos da meninada para marcar o dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O material apresenta desenhos e vivências compartilhadas por crianças e adolescentes durante as oficinas do Projeto Fazendo Acontecer, realizado pela instituição.

Imprima abaixo os cartazes da campanha Pode Ser Abuso e compartilhe com seus amigos

FAÇA PARTE DA

CAMPANHA

Compartilhe os materiais da iniciativa com a hashtag #PODESERABUSO e conscientize os seus contatos sobre o assunto.