A Campanha

[rs_space height=”50px”]

Quantas vezes você ficou sabendo de alguém próximo ou viu em alguma notícia casos de violência sexual contra crianças e adolescentes?

Infelizmente, esta violação pode estar mais próxima do que você imagina! Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, de 2020, mostram que é realizada uma denúncia de violência sexual contra crianças e adolescentes a cada uma hora. No ano, foram mais de 14 mil notificações. Este número pode ser ainda maior se considerarmos que muitos casos permanecem em segredo.

A campanha Pode Ser Abuso foi criada em 2018, pela Fundação Abrinq, para mobilizar as pessoas para o tema e as suas consequências. Neste ano, a iniciativa tem como foco alertar a população para os sinais que podem indicar possíveis casos de abuso, bem como ressaltar o papel da sociedade na proteção das crianças e dos adolescentes.

Em 89,6% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, a casa da vítima foi indicada como local da violação. Com o isolamento social, crianças e adolescentes ficaram ainda mais vulneráveis e expostos à diversos tipos de violência.

Participe da campanha, use a hashtag #PODESERABUSO e faça a diferença!
Baixe aqui os materiais e compartilhe-os em suas redes sociais.

[rs_buttons btn_shape=”btn-circle” btn_size=”btn-medium” text_color=”#000000″ background_color=”#eeee22″ btn_link=”url:%2Fmateriais-campanha%2F||target:%20_blank|” btn_text=”Clique aqui para baixar”][rs_space height=”50px”]
[rs_space height=”120px”][rs_image_block align=”align-center” image=”439″ margin_top=”5%” width=”80%”]
[rs_space height=”30px”]

Fundação Abrinq  

Com o objetivo de garantir os direitos de todas as crianças e todos os adolescentes no Brasil, desde 1990 a Fundação Abrinq funciona como uma ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda.

Com o apoio de doadores e parceiros, busca assegurar o acesso à educação de qualidade, saúde, proteção contra violências e outras fragilidades que atingem a infância e adolescência.

Todo 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Fundação Abrinq soma esforços com escolas, prefeituras, empresas e toda a sociedade para combater esta prática.

A Fundação entende que para todos os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes serem identificados, interrompidos e denunciados, e para que o acompanhamento e encaminhamento adequado seja dado às vítimas e também aos agressores, é necessária uma contínua conscientização e mobilização pública. Só assim, um dia, todas as crianças poderão aproveitar a infância de forma segura e feliz, como deve ser.

Saiba mais sobre a instituição em www.fadc.org.br.

Torne-se um doador mensal e ajude a transformar a realidade de milhares de crianças e adolescentes no Brasil. Clique aqui para fazer a diferença.

[rs_space height=”20px”]
[rs_space height=”80px”][rs_image_block align=”align-center” image=”347″ margin_top=”5%”]
[rs_space height=”30px”]

18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Neste dia, em 1973, Araceli, uma menina de 8 anos, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada, em Vitória (ES). Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso e a forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia oficial para que a população brasileira se una e se manifeste contra a violência sexual.

[rs_space height=”20px”]